SAIBA MAIS sobre o Plano Diretor

A Prefeitura de Campinas iniciou a revisão do Plano Diretor Municipal, que deverá ser realizada em conjunto com as secretarias e órgãos municipais e contar ainda, na sua construção, com a participação efetiva de todos os cidadãos.

Esse trabalho será um meio para que população e governo avaliem e repensem de forma conjunta a totalidade do território municipal, considerando as suas potencialidades e limitações.

Para tanto é fundamental que a comunidade engajada nessa tarefa entenda claramente o que é o Plano Diretor Municipal, tendo conhecimento dos seus principais fundamentos, e ainda, da sua importância na definição de diretrizes com vistas ao equacionamento dos problemas presentes na cidade. Algumas informações básicas estão disponíveis neste site para que auxiliem o processo de participação social, nas suas diversas etapas de discussão.

Dessa forma, a Secretaria de Planejamento, convida todos os setores sociais, econômicos e políticos do município a iniciar essa importante tarefa: “planejar o futuro da cidade que queremos”.

É o início de um processo de exercício de cidadania participativa, que deverá ocorrer ao longo dos próximos meses, cujo êxito dependerá da mobilização de toda sociedade.

A Prefeitura, durante o todo o período de revisão do Plano Diretor Municipal, promoverá vários encontros. Estão previstas a realização de diversas dinâmicas participativas, como seminários e oficinas temáticas, para troca de informações e debates que visam a construção de propostas para as diversas regiões do município. Além disso, por meio da plataforma “Participa Campinas”, a população também pode encaminhar suas contribuições, ter acesso a agenda e notícias sobre o tema.

Todos estão convidados a participar desse momento, em que serão discutidos e definidos, de forma democrática, o futuro da nossa cidade.